top of page

Mestre Augusto de Cheiroso
José Augusto Barreto Dora

       José Augusto Barreto Dora nasceu no dia 01 de julho o de1957 na cidade de Aracaju em Sergipe.

     Augusto de cheiroso, filho de Maria de Dória e de Izidoro Dória nascido em Aracaju, e passou sua infância na roça, fazenda de sua família onde foi criado junto com seus irmãos onde o pai plantava e vivia da agricultura e criação de gado. É o terceiro filho de cinco irmãos, onde em sua infância com festa religiosa locais presenciou pela primeira vez o cassimicoco apresentação de teatro de bonecos ( Que se suponha ser mais conhecido como Cassimiro coco em outras regiões )  em sua infância também pode presenciar pela primeira vez na cidade de Neópolis na beira do rio São Francisco ver  os circos e os dramas populares as freiras as quermesses foi a inspiração para que ele entrasse nesse mundo mágico do teatro de bonecos de onde ate hoje brinca e canta  histórias para seu grupo mamulengo de cheiroso.   

IMG_20210703_211426_835.jpg

       Na década de 70 se transfere para Aracaju e aqui conhece o grupo Mamulengo de cheiroso onde se integra e hoje é o mestre dessa função sua família faz parte desse enredo, a irmã Marlene, os sobrinhos Zuzu e xaxá junto com o sanfoneiro mimi do acordeon e seu sobrinho Floriano.

       O ano de 1978 foi marcado na história cultural de Sergipe, pela criação do grupo Mamulengo de Cheiroso. Desde então estamos comprometidos com a cultura popular, enveredamos pela pesquisa, montamos textos dedicados a valorização das danças e folguedos, dos contos recolhidos da oralidade, valorizando a linguagem do povo e reforçando a identidade cultural sergipana. Durante estes anos de vida, apuramos técnicas, estilo e linguagem o que nos permite participar de Encontros, Festivas Nacionais e Internacionais, Oficinas de Arte, repassando às novas gerações bonequeiras o encanto do teatro de animação

 

Prêmio Teatro de Bonecos

1980 - Prêmio recebido pela FUNARTE como melhor texto e Espetáculo para teatro de boneco, com a peça Maria Língua de Trapo (Aglaê D´Ávila).

1991- Melhor Espetáculo Infantil, Festival nacional de Campina Grande-PB, com o texto As Aventuras de uma viúva Alucinada (Januário Oliveira)

2002 - Medalha do mérito cultural Inácio Barbosa, prefeitura de Aracaju.

2009 - Medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto governo do estado de Sergipe

2018 - Homenagem do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC ao Grupo Mamulengo de Cheiroso “40 anos dedicados ao Teatro de Bonecos Popular”

2018 – Prêmio Comenda Cultural Maria Beatriz Nascimento.

2020. Prêmio Cultural Santos Souza. Expedido pela Academia de Letras de Aracaju – ALA

Pesquisador: Andreisson Quintela

Mestre Augusto de cheiroso

 (79)9 9870847 WhatsApp

Links das redes sociais de Augusto de Cheiroso

https://www.instagram.com/mamulengodecheiroso/

https://www.facebook.com/mamulengodecheiroso

 

Links de vídeos do Augusto de Cheiroso

https://www.youtube.com/channel/UCu2WMGAMjj_eVBf765cqJpg/videos

https://www.youtube.com/watch?v=UAJJWO59aEU&t=353s

https://www.youtube.com/watch?v=_-is443mzgs

https://www.youtube.com/watch?v=_5-wZwuXI9Q

https://www.youtube.com/watch?v=PQzRxh0FC1k

bottom of page