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Beth Bado

 

      Elisabeth Bado é bonequeira Curitibana crescida em Caxias do Sul/RS. Iniciou sua jornada na arte da animação em 2004 no grupo “Só Rindo”, de Nelson Haas.

       Ao longo de sua vida, como boa sagitariana, aventurou-se em muitos estudos. Tomou contato com as artes na infância através do Ballet Clássico e Jazz; já na adolescência as pesquisas seguiram para o teatro e política.

     Passou pela universidade nos cursos de Filosofia e Relações Públicas; na iniciativa privada teve uma carreira bem-sucedida.

        Hoje pratica o cultivo da arte da animação nos espetáculos que apresenta com o grupo Bonecos da Montanha.

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        Coordenou o Ponto de Cultura Bonecos Canela – Cultura Viva de 2005 até 2012, além de ter ministrado oficinas no projeto e em outros, como o Bonequeiros Mirins e no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, em Gramado.

         Elisabeth Bado já apresentou seus espetáculos de bonecos de luva - marcados pela manipulação e humor característico da bonequeira – em diversos Festivais no Brasil, Argentina, França, Perú, Uruguai e Bolívia.

         Hoje faz parte da diretoria da ABTB UNIMA BRASIL como vise presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.   

 

Montagens de Espetáculos

2018 – Histórias do Carlão – O Princípio

2018 – O Coelho Coelhudo

2014 / Encontro Mágico

2012 / Encontro

2012 / Tcharã! Não são lindos, mas são gatos.

2010 / 4 Estações em Canela

2010 / Os 4 Elementos do Hip Hop

2009 / Sonho de Uma Noite de Verão

2008 / O Proprietário

2006 / Sempre é Natal

2005 / PersonaGens

2005 / Engano

Portal Do Mamulengo

Pesquisador: Andreisson Quintela

 

Beth Bado

 (54) 9 91 89 79 27 WhatsApp

E-mail bethbado@gmail.com

 

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Links de vídeos Beth Bado

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https://www.youtube.com/watch?v=SPKdR1Vt6M8

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https://www.youtube.com/watch?v=xt35Am5N3vY

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https://www.youtube.com/watch?v=XfKNPrMRjCU

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Bira - Ubiratan Carlos

(Bira)
Ubiratan Carlos

 

      Ubiratan Carlos Gomes nasceu em Cachoeira do Sul, em 16 de agosto de 1953. Desde pequeno se dedicou as artes plásticas.

        Em 1977 fundou, junto com seu irmão gêmeo Tiarajú Carlos Gomes e o amigo Texto Cabral, o grupo musical "Santa Preguiça". Na década de 80 conheceram o Teatro de Bonecos. Em 1984 criaram o "Anima Sonho". Viajaram pela América Latina, em países como Uruguay, Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela.

   Viajaram também pela Europa em países como Espanha, Portugal, Itália. Também estiveram representando o Brasil no Japão em 2002.

       Em março de 2021  cumpriram 36 anos de trajetória!


Hoje o Anima Sonho tem 2 espatáculos:

O FERREIRO E O DIABO Ubiratan Carlos Gomes, Daví Pacote, e Edu Nascimento.


BONECRONICAS:

Ubiratan Carlos Gomes e Cacá Sena.

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Daiene Malta Dutra Cliquet

Daiene Malta Dutra Cliquet

 

   Nascida na cidade de Pelotas/RS, inspirada no pai, aos nove anos começou a aprender sozinha, tocar violão. Na escola, com o projeto “Escola Volte a Cantar” integrou o grupo coralístico e o grupo de violonistas amadores. Nesse curto período, teve a oportunidade de fazer algumas apresentações artísticas com o projeto escolar em eventos oficiais como Sete de Setembro e encontros dos CDL, evento junto ao Mercosul. Em 2014, passou a
integrar como aluna do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti em Gramado, nos cursos de Teatro com a professora Carla Reis, Técnica Vocal com o maestro Glédison Martins e Violão com o professor Joe Cardoso. Ainda em 2014, foi convidada pelo maestro Glédison Martins a compor o coral cênico do espetáculo “Eu Sou Maria” do Natal Luz de Gramado/RS. No ano seguinte, ainda participando como aluna do Programa de Artes em
Gramado, foi selecionada para integrar o elenco do Desfile de Natal do qual participa até os anos atuais. Em 2019, foi protagonista do espetáculo integrante do Natal Luz de Gramado/RS “Illumination”, interpretando a “Maria, mãe de Jesus”.

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     Em 2021 também como Maria, no espetáculo “Nativitaten” como presépio vivo da atração. Em 2017 estreou como bonequeira titeriteira com o espetáculo Lambe Lambe “O Pequeno Príncipe e o Reizinho” no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, desde então participou de todas as edições presenciais até 2019, última edição do evento. Em 2018 estreou a casa de espetáculos “O Pequeno Príncipe e a Raposa”. Foi figurinista do espetáculo “A Noiva do Condutor” de Noel Rosa, que estreou no Festival Internacional de Teatro de Bonecos em 2017.

        Como produtora cultural, é responsável pela Mostra de Teatro Lambe Lambe na Serra
Gaúcha da 1ª à 4ª edição, sendo a última edição ocorrida em 2021, com a presença das criadoras do estilo, Denise di Santos e Ismine Lima, esta de forma presencial, junto com outros artistas de várias regiões do Brasil, através do Edital Aldir Blanc com o projeto contemplado “A Arte Que Nos Toca”, esse evento foi especial por ter ocorrido na forma presencial, durante o período da pandemia. Outros projetos contemplados são: Histórias Fantásticas (2018) Gramado, Bonecando na Quarentena (2020) FEEVALE Rio Grande do Sul, Todo Dia Tem Arte (2020) Gramado e Historiando com Bonecos (2021) Gramado. Em 2019, durante o período da pandemia, criou o Minuto Boneco, onde os bonecos davam notícias para as crianças, comentavam e indicavam livros, e faziam leitura de fábulas e parlendas. Participando com o teatro de bonecos Lambe lambe dos seguintes eventos: 28ª Semana do Teatro de Bonecos em Porto Alegre/RS, três edições da Mostra SustentAção de Teatro em Miniatura, Porto Alegre/RS, 1º e 2º Acampamento Literário Cultural de Tapes/RS, AnimaRua On 2020, 10º Festival de Títeres Charlot, Venezuela, Virada Sustentável Porto Alegre/RS, três edições do Festival Virtual de Teatro Lambe Lambe da Bahia. Participação como Teatro de Bonecos (fantoches e manipulação direta) nos eventos: 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis/RS, Feira do Livro, Arte e Cultura de Butiá/RS, Ateliê das Artes, Picada Café/RS, Feira do Livro de Gramado 2021, Páscoa em Canela/RS , Festival Internacional La Cajita Mágica - Colômbia, participações do 2º e 4º Colóquios Titeroterapia Sin Fronteras - México, entre outros. Criação dos espetáculos de teatro de bonecos nos estilos fantoches e manipulação direta com bonecos de pano, como “A Festa dos Animais”, “A hora de dormir”, “Viva São João” entre outros. Atualmente acadêmica de Produção Cultural na Uniasselvi e Teatro no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti com a professora Miriam Torres. Participa do grupo de estudos do Teatro Lambe Lambe no curso de Extensão da Universidade do Estado do Amazonas e do curso de Extensão também da UEA de Escritura de Dramaturgia Infantil. Além de cursos de aperfeiçoamento no Teatro Arena de Belo Horizonte com os cursos: - Canto, Saúde Vocal e Performance, - Experimentação em Composição: a música e a palavra e Produção Musical: criação e gravação de beats. Segue como autodidata os instrumentos: violão, violino e ukulele.


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YouTube: https://www.youtube.com/c/DaieneCliquetARTES
Email – daienecliquetartes@gmail.com


Contato: 54 984000812 (Whatsapp)

 

Links:
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https://youtu.be/JG-ZS84pOmI
https://youtu.be/otMerTIjoKo
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https://youtu.be/laAL8qALf0Q
https://youtu.be/KmfpKrbrKB0
https://youtu.be/p-pM-C07XNo
https://youtu.be/0PTtiqeYNJ8

Marcelo de Souza

Marcelo De Souza Militão

      Marcelo Militão nasceu em 23/01/1979 em Porto Alegre – Rio Grande do Sul. Aos oito anos de idade mudou-se para o interior do estado, onde teve seus primeiros contatos, como espectador, dos circos itinerantes que viajavam até estas pequenas cidades, sendo uma das poucas opções culturais que chegavam. Devido a escassez de atividades artísticas, os cirquinhos ganhavam um grande destaque, sobretudo a figura do palhaço, figura essa que chegou de forma avassaladora ao coração do menino Marcelo, um amor à primeira vista que perdura a vida toda. Aos 15 anos de idade retorna a Canoas afim de concluir seus estudos.

    Os bonecos sempre tiveram presentes na sua vida, desde sua mais tenra idade, sendo legitimado como seu “brinquedo” favorito e desde então acompanhando o seu imaginário ao longo da sua trajetória cultural, que inicia no fim da década de 90.

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        Já no primeiro espetáculo do seu coletivo, o Grupo TIA, os bonecos vieram fazendo parte da pesquisa e construção artística: manipulação com bonecos de vara e luva e máscara. O fato é que sua experiência com teatro na infância e adolescência não era legitimada como algo que dialogava com seus anseios, só veio a se interessar por teatro quando conheceu o Teatro de Rua, desde então, sua grande paixão, assim como a linguagem do teatro popular. Foi em uma circulação pelo Nordeste, em 2010, com seu espetáculo de palhaçaria, que se encantou com os Mamulengos, a similaridade com a figura do palhaço, a possibilidade para trabalhar na rua e o diálogo inserido no universo da Cultura popular, fortaleceram muito essa paixão. Embora a primeira vista considerava que o Mamulengo era algo que pertencia somente a cultura Nordestina, foi no casamento do Mestre Junio Santos, grande referência do Grupo TIA, em Icapuí/CE que o Mestre Gilberto Calungueiro, depois de ver o encanto que tinha causado nesse espectador em particular, convidou-o a entrar na sua tenda e perguntou: “E vocês, quando vão ter a brincadeira de vocês?” A partir desse exato momento iniciou-se um processo de pesquisa e entendimento do Mamulengo, como Patrimônio da Cultura Brasileira, nesse processo se teve contato com vários brincantes e mestres e na sequencia a montagem do espetáculo “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”, dirigido pelo Mestre Danilo Cavalcante, contando com a colaboração de diversos profissionais. O trabalho já ganhou mais de cinco prêmios e circulou em diversas regiões do Brasil e no Uruguai.

        Diretor, ator, produtor, palhaço, mamulengueiro e professor de teatro, trabalha com teatro há mais de 20 anos e em 2004 funda o Grupo TIA. Formado pela Escola de Teatro Popular da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Projeto Circo Escola do Brasil (Marcos Frota). Contemplado com o Prêmio de Patrimônio Imaterial, idealizado pelo Instituto Hominus em parceria com a UNESCO, IPHAN e Ministério da Cultura, com o personagem palhaço Guarda do Apito e o Prêmio Giacomazzi por serviços prestados referentes à cultura na cidade de Canoas.

        No Grupo TIA atua e produz os espetáculos: Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética, Histórias de Circo Sem Lona, As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles, João Jiló e A Revolta dos Perus.

É coordenador geral e curador do FESTIA (Festival Internacional de Teatro em Canoas). Articulador da Rede Brasileira de Teatro de Rua, do Colegiado do Teatro e Circo de Canoas e do Colegiado de Teatro do estado do Rio Grande do Sul. Trabalha há 11 anos na organização da MostraRua do Trabalhador do Teatro de Rua em Canoas.

        Foi convidado, através do grupo TIA, por importantes festivais como: Títeres a Toda Costa/Uruguai, Festival de Inhamuns/CE, Mostra de Teatro de Rua da São Miguel Paulista/SP, Amazônia Encena na Rua/RO, Festival Nacional de Campo Limpo/SP, Festival de Teatro de Rua de Recife/PE, Sesc Circo/MA, Sesc Encena/MT, Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre/RS, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/RS, Encontro de Mamulengos/SP, Festival de Teatro de Rua de Teresópolis/RJ, entre outros. Contemplado com o Microprojeto Mais Cultura Território de Paz 2011, Funarte Artes Cênicas na Rua 2012, Programa de Incentivo a Cultura de Canoas 2012, Prêmio Empreendedor Cultural RGE Sul 1ª edição 2012 e 3ª edição 2017, Prêmio Culturas Populares 2013, Concurso Cultura 2014, Edital Circuito de Cultura

        Popular e Periférica – Ânima Assessoria de Eventos e Comunicação e SEDAC/RS (2020); Edital Ações Culturais das Comunidades – CUFA/RS e SEDAC/RS (2021); Prêmio Trajetória Cultural Mestra Sirley Amaro – Instituto Trocando Ideia e SEDAC/RS (2021), entre outros. Participou de diversas oficinas de teatro e circo e ministrou oficinas em várias regiões do Brasil. Atualmente desenvolve os seus trabalhos nas periferias de Canoas.

Pesquisador: Andreisson Quintela

Marcelo Militão

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Links de vídeos Marcelo Militão

 

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https://www.youtube.com/watch?v=e3PF8wJjdeM

https://www.youtube.com/watch?v=o5T0st0tm34

Nelson Haas

Nelson Haas

    Nelson Haas tem uma trajetória de mais de 30 anos em teatro de bonecos. Sua primeira experiência foi com o grupo Animando Bonecos, de Caxias do Sul, onde atuou ao lado de Alexandre Boss. Em 1989 mudou-se para Florianópolis, onde criou o Só Rindo Teatro de Bonecos em 1992.

      Bonequeiro, marionetista, manipulador, ator, diretor e cenógrafo, realiza pesquisa, criação e produção de fantoches, marionetes com fios, varetas e bonecos-gigantes.

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        Filiado à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), Nelson é registrado no sindicato dos Artistas Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (SATED/RS) como Ator e Produtor.

        Trabalhou como professor da rede municipal de ensino nas cidades de Caxias do Sul, Morro Reütter, Canela, Gramado e Taquara, ministrando oficinas de construção de bonecos e desenvolvimento de peças teatrais.

        Ao longo destes últimos 30 anos, Nelson Haas apresentou seus bonecos em festivais, espaços informais, empresas e meios de comunicação em mais de 50 cidades no Brasil, como também na Argentina, Uruguai, Perú, Bolívia, Reino Unido, França e Taiwan.

Atualmente é conselheiro fiscal da ABTB UNINA BRASIL .

 

Espetáculos

2022 / Sonho Infantil

2017 / Bonecos do Só Rindo

2013 / Par de Dois

2012 / Tchãrã! Não são lindos, mas são gatos!

2010 / Gaúchos!

2010 / 4 Estações em Canela

2009 / Sonho de Uma Noite de Verão

2007 / O Melhor do Só Rindo

2006 / Sempre é Natal

2005 / PersonaGens – Grupo Só Rindo

2004 / Sonho Infantil 2002 / Pazcoa nos 5 Continentes

2000 / Histórias de Assombros e Tesouros

1999 / De carona no Minuano

1998 / Bafo de Bode

1992 / Coisas de Bonecos e Crianças

Portal Do Mamulengo

Pesquisador: Andreisson Quintela

 

Nelson Haas

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Links de vídeos 

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https://www.youtube.com/watch?v=xt35Am5N3vY

https://www.youtube.com/watch?v=fQydSQSwmMw

https://www.youtube.com/watch?v=v1DEy3NJY8Q

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Paulo Nazareno

Paulo Nazareno

       Paulo Nazareno Bernardo nasci numa manhã fria de inverno no dia 21 de julho na serra catarinense, cidade de São Joaquim, com um ano minha família se mudou para a serra gaúcha, em Caxias do Sul, lugar onde vivi por 35 anos e onde conheci e desenvolvi arte dos bonecos e formei a minha família. Por isso digo que sou "Cataúcho"

       Que me lembro já desde pequeno, já fabricava meus próprios brinquedos, utilizando caixinhas de papelão de pasta de dente, pra fazer carros e aviões, recortava latas de azeite pra fazer bicos, pedaços coloridos de fios de telefonia que encontrava na rua fazia bonecos de personagens de desenhos que assistia na TV.

       Lembro que programa que ensinava a fazer brinquedos e bonecos e que eu tentava construi Los ... Na escola   tirava nota 10 em educação artística desde e Pré escola.

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        Com o tempo fui me aperfeiçoando , fazendo cursos de desenho artístico, publicitário, florista, letrista,  com 14 anos entrei para o SENAI , onde me formei em Ajustador mecânico ,  gostava dessa área  estava quase decidido por  seguir esse caminho da metalúrgica, mas o artista dentro de mim também queria espaço  e  tive que escolher,  prosseguia na indústria ou no artesanato e nas artes cênicas e plásticas.

       Neste momento já estava completando meus 18 anos, o ano era 1994, quando conheci o mundo do teatro de bonecos, através do bonequeiro Alexandre Boss, do grupo Anima Bonecos de Caxias do Sul, aprendi com ele a confeccionar bonecos em espuma,

       Neste mesmo ano conheci o Festival internacional de Bonecos de canela no RS, realizado pela associação gaúcha AGTB, onde conheci todos os outros irmãos e irmãs da arte bonequeira do Brasil e do Mundo o Festival passou a ser minha "universidade" fiquei fascinado.

         Fui criando meus próprios personagens, me utilizando dos conhecimentos adquiridos da metalúrgica, para criar articulações dos bonecos com arames, joelhos, cotovelos, mecanismos para piscar olhos, abrir boca etc. .. fui aperfeiçoando as técnicas tradicionais.  e criando novas técnicas construção e manipulação para os meus bonecos e personagens. Aminha primeira personagem foi "a mortinha" primeira técnica batizada de fantonete, um boneco de luva com fios e gatilhos para movimentar dedos e boca.

        A segunda foi a técnica de gatilhos "O capoeira", um boneco todo de arame, elástico e fios de nylon.

        A terceira sem nome para o personagem fauno onde manípulo utilizando pela primeira vez a minha cabeça conectada com a cabeça do boneco.

Depois nasceu o Nanetto Pipetta com uma técnica também sem nome, sendo uma união de todas as técnicas que desenvolvi.

         Tive vários mestres bonequeiros e parceiros importantes na minha trajetória bonequeira até onde estou hoje como: o Elton de Andrade Casara, caxiense, mestre do Alexandre Boss, trabalhei numa remontagem do espetáculo infantil “A Transformação”. Na técnica de marotes, sem texto, apenas roteiro e improviso

        O Nelson Haas, que também foi aprendiz de Alexandre Boss e que se tornou meu principal amigo, irmão, incentivador e parceiro dos palcos da vida., Seu Grupo era o Só Rindo, atual Bonecos da Montanha de Gramado.

        Em 1996 fundamos eu e Viviane Maria Malltauro a  Cia. Nazareno Boneco  e Produções artísticas , hoje chamada de "Naza Bonecos" , para atuarmos na  apresentação de nossos espetáculos e na criação e produção de Bonecos mascotes fantoches , marionetes , máscaras, fantasias , cenografias, decorações , alegorias , adereços , autômatos , animatrônicos e também  ministrando  oficinas de construção e animação de Bonecos para iniciantes e profissionais . Recentemente foi dançada minha escola virtual: Mecânica da Alma"

        De 2005 a 2010 com o Wilian Siverdert   da Cia de Bonecos, hoje Trip teatro de animação de Rio do sul SC, fundamos o CPPTA, centro de pesquisa e animação de Bonecos que logo se tornou Ponto de Cultura "Anima Bonecos".

Pesquisador: Andreisson Quintela

Paulo Nazareno

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https://www.youtube.com/watch?v=6IzBE1PZwKI

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