
Maria Madeira
É associada à UNIMA (União Internacional da Marionete) desde o ano 2000, membro da atual diretoria da ARTB (Associação Rio de Teatro de Bonecos) e associada à ABTB. Professora de artes,titeriteira, atriz e artista visual. Graduada em História e Artes Visuais (UERJ). Pós-graduação: Teoria da Arte: Fundamentos e Práticas Artísticas(UERJ). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação de Artes da UERJ onde desenvolve pesquisa sobre um títere de sua criação que une tradição e contemporaneidade dentro das artes visuais e do teatro de animação no campo expandido: Parangotíteres. Com a dissertação: O TEATRO DE ANIMAÇÃO NA CENA EXPANDIDA : o boneco em suas relações e variantes na cena teatral e na arte contemporânea, tornou-se mestre em Arte da Cena pela UFRJ.

É mestre também em Antropologia e Comunicação Audiovisual pela Universidade de Barcelona(2005) com a pesquisa: EL BAILE DE LOS TÍTERES, que trata dos saraus que ocorriam a cada mudança de estação climática no atelier do marionetista Pepe Otal, encontros esses onde se reuniam poetas e bonequeiros que estavam na cidade de Barcelona.
Em Barcelona foi integrante da Companhia Jordi Bertran por três anos e produziu o espetáculo: Poti-Poti Tatanet; trabalhou como professora de títeres brasileiros na Escola de Teatro Casona; fundou sua própria companhia de teatro de bonecos em 2005: Companhia de Títeres Bonecos de Madeira. No repertório da Companhia constam sete espetáculos: Crime no teatro, Separação, Phellippo, Contos do Brasil, Palhaços,Rosalva e Joana e a fúria de Chinelão. A última criação da Companhia foi a Fotonovela digital com a boneca Maria Claudia (2020). A boneca Maria Cláudia também participou de eventos em museus(virtual e físico) e está na ativa até os dias atuais(2022).
Começou estudos e pesquisas sobre o boneco em 1987, quando ainda fazia a graduação em história, pesquisou no asilo Cristo Redentor(cidade de São Gonçalo- RJ) sobre a mulher idosa e o teatro de bonecos, pesquisa antropológica : MAMULENGO RECONQUISTADO, orientada pela Professora Doutora Rosza Vel Zoladz. Em 1997 foi convidada para ser Arte Educadora do Espaço Tiridá- Museu do Mamulengo em Olinda-PE lá desenvolveu oficinas e
pequenos cursos para pedagogos, artistas e estudantes da rede pública de ensino. Em seu trabalho no Museu do Mamulengo conheceu muitos mestres mamulengueiros pernambucanos e de outros estados, além de estudiosos da arte bonequeira. Fez parte da equipe do Museu do Mamulengo que foi convidada para participar do Festival Internacional de Bonecos de Évora e da turnê por Portugal em 1997, momento este que marca a primeira viagem internacional do Mestre Zé Lopes e seu Mamulengo Teatro do Riso. Maria participou como contramestra das apresentações do
Mestre Zé Lopes pelo país.
Trabalhos/links
Dissertação de Mestrado- UFRJ - O TEATRO DE ANIMAÇÃO NA CENA EXPANDIDA : O boneco em suas relações e variantes na cena teatral e na arte contemporânea,
https://www.ppgac-ecoufrj.com.br/uploads/f/s/disserta-maria-madeira_tlr9.pdf
Revista Móin- Móin - 202 dias em um mundo de miniatura: Maria Cláudia e suas múltiplas facetas na pandemia https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/20579
MARIA CLÁUDIA NO MUSEU DE ARTE MODERNA
https://prezi.com/p/jxa68txfnxsr/maria-claudia-no-museu-de-arte-moderna/
Pesquisador: Andreisson Quintela
Links das redes sociais de MARIA MADEIRA
https://www.facebook.com/maria.madeira.9619
Links de vídeos de MARIA MADEIRA
https://www.youtube.com/watch?v=Lz3DygZQXcE
https://www.youtube.com/watch?v=zzTLbct5nc8
Sandro Roberto
Natural de Cabo de Santo Agostinho (PE). Pedagogo, brincante do Teatro de Mamulengo e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena ECO-UFRJ.
Estuda o boneco popular brasileiro e suas reverberações no imaginário urbano.
Vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro.
Como artista visual trabalhou para o programa humorístico do artista Tom Cavalcante (TV GLOBO), Antonio Nóbrega - SP e Instituto Brincante - SP.

Ministrou oficinas de arte-educação nas cidades: Santo André - SP, Belo Horizonte- MG, Aquiraz-CE, São Paulo - SP, Itapecerica da Serra - SP.
Como mamulengueiro, seu trabalho está registrado no livro: Mamulengo, teatro popular di burattini in Brasile, do fotografo italiano Giorgio Cossu e da pesquisadora mexicana Celina Dávila. Publicação do Instituto per i beni marionetistici e il teatro popolare- Turim-ITA, 2008.
Pesquisador: Andreisson Quintela
Links das redes sociais Sandro Roberto.
https://www.instagram.com/sandro_roberto_s/
https://www.facebook.com/sandro.roberto.98
Links de vídeos Sandro Roberto.
https://www.youtube.com/watch?v=E6Fq03K5cqQ